top of page

Objetivo

Com o REUNI (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) a oferta de vagas públicas em universidades federais brasileiras praticamente dobrou a partir de 2007. Algumas universidades experimentaram profundas mudanças administrativas e pedagógicas, passando a oferecer opções de formação superior diversificadas e inovadoras, e propiciando interlocução entre os mais diversos campos do conhecimento. Estruturas curriculares flexíveis privilegiam autonomia e permitem mudanças de percurso na formação universitária e estão em sintonia com modelos de mobilidade vigentes no cenário internacional, com destaque para o Processo de Bolonha que, a partir de 1999, possibilitou a integração dos sistemas universitários de mais de 40 países.

 

Nesse contexto, emerge no Brasil o modelo de ciclos de formação com modularidade progressiva. Tal modelo tem como base cursos de formação geral em primeiro ciclo, pré-requisito para formação profissional de graduação ou para formação em pós-graduação em ciências, humanidades e artes. Desde 2006, diferentes formatos de regime de ciclos vêm sendo oferecidos, principalmente em instituições públicas de ensino superior. Na maioria dessas instituições, o primeiro ciclo é o Bacharelado Interdisciplinar (BI), modalidade de curso superior reconhecida pelo Conselho Nacional de Educação, por meio do Parecer CNE/CES 204/2010, e em outras instituições, inicia-se o movimento pela implantação de Licenciaturas Interdisciplinares (LI). Hoje, já são mais de 12 mil vagas em BIs, com mais de 20 mil alunos em pelo menos 32 cursos em 15 universidades brasileiras. Inegavelmente, os BIs e LIs ampliam a capacidade da universidade brasileira de cumprir com as metas do PNE, contribuindo efetivamente para as transformações necessárias ao nosso país, ao formar indivíduos críticos, criativos e reflexivos, capazes de se colocar enquanto sujeitos ativos de seu tempo e conscientes destes desafios.

 

Este Encontro Nacional dos Bacharelados e Licenciaturas Interdisciplinares é o terceiro de uma série iniciada em 2012 na UFABC, com mais de 200 participantes; o II Encontro foi realizado pela UNIFAL em Poços de Caldas, recebendo quase 400 inscrições. O evento tem como objetivo congregar docentes, servidores e estudantes dos Bacharelados Interdisciplinares e Licenciaturas Interdisciplinares para a avaliação permanente da situação dos cursos e programas de formação em regime de ciclos, particularmente sua consolidação e integração no cenário da educação superior brasileira. Em paralelo, eventos correlatos focalizarão os importantes aspectos da internacionalização, da integração aos sistemas de ensino médio público e às conexões com saberes populares e movimentos sociais. Por meio dos seus Reitores, Pró-Reitores, Coordenadores de Curso, Convidados nacionais e internacionais e Alunos, trará discussões sobre os pressupostos da inovação, os tipos de projetos pedagógicos existentes, as bases para avaliação e reconhecimento dos Bacharelados Interdisciplinares implementados no Brasil. Permitirá também, contribuir para a consolidação dos projetos inovadores destes cursos em andamento no Brasil, que já representam aproximadamente 10% das vagas públicas ofertadas no país.

 

O evento será promovido pelo consórcio das Universidades Públicas na Bahia (UFBA, UNEB, UFRB, UESC, UFOB, UESB, UNILAB, UNIVASF, UEFS, UFSB), pela Andifes e pelo Grupo Coimbra de Universidade Brasileiras, com o patrocínio da Sesu/Ministério da Educação. Conta com apoios do Governo do Estado da Bahia e da Bahiatursa, juntamente com as prefeituras dos Municípios de Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Itabuna. Espera-se mais de 1000 participantes, entre docentes, pesquisadores, gestores e estudantes, de mais de 50 instituições nacionais e internacionais. Em paralelo, serão realizadas importantes reuniões correlatas, destacando-se o Colóquio Internacional do Grupo de Paris sobre Excelência na Educação Superior, a I Mostra de Experiências e Estudos na Educação Superior Interdisciplinar e a Reunião dos Diretores das DIRECs/Bahia.

 

III ENCONTRO NACIONAL DOS BACHARELADOS E LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES 

bottom of page