top of page

PALESTRANTES

Hilton Japiassu

Licenciado em Filosofia na PUC do Rio de Janeiro (1969), Pós-Graduação em Filosofia (Epistemologia e História das Ciências) na Université des Sciences Sociales de Grenoble (França) - Tese de Doutorado: L’épistémologie des relations interdisciplinaires das les sciences humaines (1975) e Pós-doutordo em Filosofia na Université des Sciences Humaines de Strasbourg (França) (1985). Professor Associado nos cursos de graduação e pós-graduação no Departamento de Filosofia da PUC do rio de Janeiro (1975 a 1985), Professor Adjunto DE de Epistemologia e História das Ciências (graduação e pós-graduação) no Departamento de Filosofia da UFRJ (desde 1978). Mais de 20 cursos de extensão e de pós-graduação latu sensu e mais de 60 Conferências e Palestras em Universidades e Congressos.

José Eustáquio Romão

Graduado em História, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1970) e Doutorado em Educação (1996), pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Diretor e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Doutorado e Mestrado), na Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, onde coordena o Grupo de Pesquisa "Culturas e Educação". É professor visitante da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), de Lisboa, Portugal. Foi professor visitantes da Universidade de la República de Uruguai, da Universidad Cade Cauca, da Colômbia e da Universidade California de Los Angeles (UCLA). Diretor fundador do Instituto Paulo Freire, onde coordena a Cátedra do Oprimido.

Esther Díaz

Esther Diaz é uma epistemóloga ensaísta e Argentina. Estudou na Faculdade de Letras da Universidade de Buenos Aires, onde também obteve um Ph.D. em Filosofia. Lecionou na CBC na mesma universidade entre 1985 e 2005, ministrou seminários de pós-graduação em Metodologia e Epistemologia da Ciência na Universidade Nacional de Entre Ríos, Tucumán e Nordeste. Ela teve inúmeras conferências em várias universidades latino-americanas. Desde 1998, dirige o Mestrado em Metodologia de Pesquisa Científica na Universidade Nacional de Lanús, onde também serve como professora e pesquisadora. 

 

Ela é creditada por ter feito uma contribuição significativa no que diz respeito à introdução da filosofia de Michel Foucault no ambiente acadêmico argentino. Neste sentido, sua tese de doutorado, escrita na década de 80, foi intitulado: "A ontologia histórica em questões filosóficas contemporâneas. Comunicação, poder e ética na obra de Michel Foucault ". Entre suas contribuições para o campo da epistemologia, projetando o desenvolvimento do conceito de "epistemologia estendida”. 

Philippe Parmentier

Doutor em Educação, Philippe Parmentier é professor e diretor da administração da educação e da formação na Universidade Católica de Louvain (UCL). Esta administração, criada em 2002 para apoiar o processo de Bolonha, representa um conjunto de oito serviços (180 pessoas) para apoiar os alunos e docentes, ligados por uma abordagem baseada na qualidade, que é objecto de várias publicações. Philippe Parmentier é um especialista no processo de Bologna na Bélgica francesa desde 2007 e professor de pesquisa no ensino universitário. Ele desenvolve e compartilha sua experiência nas seguintes áreas: gestão da qualidade da educação e formação no ensino superior; Promover o sucesso (transição secundária universitário); apoio e avaliação da inovação; formação de professores do ensino superior; desenvolvimento curricular.

Alain Coulon

Professor da Universidade de Paris educação científica XVIII. Desde 2004, ele foi nomeado CEO do Centro Nacional de Documentação da Educação (CNDP) e membro da Comissão francesa para a Unesco. Suas obras são inspiradas pela sociologia qualitativa, o interacionismo e a etnometodologia, tendência sociológica que também ajudou a trazer na França. Alain Coulon foi diretor do departamento de educação, comunicação e psicanálise na Universidade de Paris-VIII, bem como fundador e diretor do Centro de Investigação em Educação Superior (CRES) e diretor do Centro de Aprendizagem Educação Superior (CIES) (Sorbonne). Durante quatro anos, ele foi presidente nacional da reunião dos diretores do CIES. Ele realizou uma pesquisa sobre a importância e a eficácia da aprendizagem em documentários no trabalho intelectual de alunos do primeiro ciclo. Autor Etnometodologia e Educação (Paris, PUF, 1993) e O trabalho do aluno: o ingresso na vida universitária (Paris, PUF, 2005). Desde 2013, ele assumiu a posição de um Visiting Fellow para a avaliação da implementação do processo de Universidade Federal do Sul da Bahia.

Jaime Giolo

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1982), mestrado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993); doutorado em História e Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado em Educação Superior Brasileira pela Unicamp (2009). Foi professor da Universidade de Passo Fundo de 1985 a 2009. Foi coordenador geral de estatísticas da educação superior (2005-2006) e coordenador geral de avaliação institucional e dos cursos de graduação (2006-2007) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Filosofia e História da Educação e política educacional, ocupando-se principalmente com os seguintes temas: teorias educação, educação superior, história da educação do Rio Grande do Sul. Hoje, é professor e Reitor pró tempore da Universidade Federal da Fronteira Sul. 

Antônio Nóvoa

Professor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública a 4 de Outubro de 20051 e desde 23 de Maio de 2006, reitor da Universidade de Lisboa. A 15 de Novembro de 2008 vem a apresentar a demissão do cargo2 no contexto da reforma estatutária da Universidade de Lisboa, sendo reeleito a 12 de Março de 2009,3 conforme os novos requisitos legalmente estabelecidos.

Em 2012 promove com o reitor da Universidade Técnica de Lisboa, António Cruz Serra, a fusão de ambas as universidades, com o intuito assumido de obter a dimensão crítica para competir no mercado globalizado do ensino superior e da ciência4 .

Organizou o Dia de Portugal em 10 de Junho de 2012, tendo proferido um discurso em que expõe a sua visão sobre o país e as vias que se abrem 5 .

Doutor em Ciências da Educação (Universidade de Genebra) e Doutor em História (Universidade de Paris IV – Sorbonne) tem-se dedicado a estudos de história da educação e de educação comparada. Leccionou também em importantes universidades estrangeiras, como Genebra, Paris V, Wisconsin, Oxford e Columbia (Nova Iorque). É autor de mais de 150 títulos (livros e artigos), publicados em doze países.

Paulo Márcio Faria e Silva

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Alfenas (1986), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Protozoologia, atuando principalmente nos seguintes temas: tripanosomatídeos, ação de drogas, isolamento e caracterização, diferenciação celular e ultraestrutura. É o atual Reitor da Universidade Federal de Alfenas.

Adelia Pinheiro

Graduada em Medicina pela UFBA (1987), com Mestrado em Medicina Social pelo Instituto de Saúde Coletiva - UFBA (1993) e Doutorado em Saúde Pública, pela Faculdade de Saúde Pública - USP (2003), é professora adjunta do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz desde 1990. Ao longo de sua carreira acadêmica, desempenhou funções administrativas importantes como Gerente de Pós-Graduação, Gerente Acadêmica e Vice-Coordenadora do Curso de Medicina. Com a experiência adquirida, assumiu em 2006, no primeiro mandato do reitor Joaquim Bastos da Silva, a Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD) e no segundo mandato, o cargo de vice-reitora da UESC. Atualmente, é Reitora da Universidade e Presidente da ABRUEM (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais). 

Ana Waleska Pollo Campos Mendonça

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1967), Mestrado em Educação (Planejamento Educacional) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974) e Doutorado em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1993). Fez o pós-doutorado em História da Educação na Universidade de Lisboa (2004). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, dos cursos de graduação e pós-graduação em Educação. Desenvolve pesquisas na área de História da Educação, com ênfase nas linhas de História das Idéias e Instituições Educacionais e, mais recentemente, História da Profissão Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: AnísioTeixeira, universidade, pós-graduação, profissão docente (com ênfase nos professores do ensino secundário). Atualmente, está coordenando o projeto de pesquisa interinstitucional " A construção da identidade do professor do ensino secundário, normal e profissional: uma abordagem comparativa", financiado pela FAPERJ e pelo CNPq, que envolve alunos e professores de várias instituições de ensino superior do estado do Rio de Janeiro (2011-2014).

Angelo Carlos Vanhoni

Foi vereador em Curitiba (1989-1994), deputado estadual (1995-2006) e desde 2007 é deputado federal.

Disputou a prefeitura de Curitiba, pelo Partido dos Trabalhadores em 1996, 2000 e 2004, não obtendo sucesso.

Ângelo Vanhoni, natural de Paranaguá, foi Militante da Educação desde o final dos anos 70. Entrou na política por conta de um episódio muito simbólico: inquieto porque um professor da sua escola fora demitido, saiu em busca de conhecer os motivos que geraram a demissão e descobriu que se tratava de perseguição política contra o docente, que defendia posições de esquerda.

Filiado ao PT desde 1981, atuou no movimento estudantil, foi vereador de Curitiba e deputado estadual na Assembleia Legislativa do Paraná. Também foi dirigente da CUT-PR e vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba.

Eleito deputado federal em 2006, tem na Educação e na Cultura os principais temas do mandato, tendo presidido a Comissão de Educação e Cultura em 2010. Forte defensor do conceito de Cultura como direito social, Vanhoni colaborou decisivamente para a elaboração do Sistema Nacional de Cultura e foi indicado pelo PT para o cargo de relator do Plano Nacional de Educação, que estabelecerá metas para o setor até 2020.

Inicia em 2011 seu segundo mandato de deputado federal.

Ricardo Castro

Fundador e Diretor Geral do NEOJIBA. Estabelecido na Europa desde 1984, estudou com Maria Tipo e Arpad Gerecz no Conservatório de Música de Genebra e com Dominique Merlet em Paris. Premiado no Concurso da ARD de Munique em 1987, foi elevado à categoria de pianistas de fama internacional ao receber o primeiro lugar no Leeds International Piano Competition na Inglaterra, em 1993. Sua carreira inclui apresentações nas mais importantes salas de concerto e apresentações com renomadas orquestras, tais como a City of Birmingham Symphony Orchestra, Gewandhaus Leipzig, BBC London Symphony, English Chamber Orchestra, Royal Liverpool Philharmonic, Orquestra Filarmônica de Tóquio, Orquestra Tonhalle de Zurique, a Orquestra Nacional Filarmônica de Varsóvia, Orquestra Sinfônica da Rádio da Baviera, Orchestre de la Suisse Romande e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Ricardo Castro atribui especial importância à atividade pedagógica e ao desenvolvimento social. Leciona na Haute École de Musique de Lausanne, na Suíça, e trabalha há vários anos nas atividades de integração social através da música. Foi eleito a Personalidade Cultural do Ano (2011) pelo “Prêmio Bravo!”, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido com o NEOJIBA. 

João Carlos Salles

Graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (1985), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1992) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Professor associado 4, foi Diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (2009-2014), sendo o atual Reitor da UFBA.  Membro titular fundador da Academia de Ciências da Bahia, desenvolve a pesquisa "A Gramática da Experiência: O anímico na filosofia da psicologia de Wittgenstein", com bolsa do CNPq, coordenando também o PRONEX Filosofia e Ciências (FAPESB/CNPq). Eleito recentemente para a Academia de Letras da Bahia, deve ocupar a cadeira 32, que tem como patrono o cachoeirano André Pinto Rebouças. Além disso, é líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Filosofia Moderna e Contemporânea, ao qual se vincula o Grupo de Estudos e Pesquisa Empirismo, Fenomenologia e Gramática (http://www.efg.ufba.br). E, tendo sido presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) de outubro de 2002 a dezembro de 2006, preside agora a Sociedade Interamericana de Filosofia

Nilma Gomes

Pedagoga/UFMG, mestra em Educação/UFMG, doutora em Antropologia Social/USP e pós-doutora em Sociologia/Universidade de Coimbra. Integra o corpo docente da pós-graduação em educação Conhecimento e Inclusão Social -FAE/UFMG e do Mestrado Interdisciplinar em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (UNILAB). Foi Coordenadora Geral do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Ações Afirmativas na UFMG (2002 a 2013) e, atualmente, integra a equipe de pesquisadores desse Programa. É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e é integrante da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (gestão 2010 a 2014). Atualmente, é reitora Pró-Tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira UNILAB. Tem interesse nas seguintes áreas de investigação: diversidade, cultura e educação, relações étnico-raciais e educação, formação de professores e diversidade étnico-racial, políticas educacionais, desigualdades sociais e diversidade e movimentos sociais e educação, com ênfase especial na atuação do movimento negro brasileiro.

Bernard Hugonnier

Professor Associado da Sciences-Po Paris. Ex-Vice-Director da Direcção de Educação da Organização para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OCDE). Antes de sua posição atual, Hugonnier foi chefe do Serviço de Desenvolvimento Territorial da OCDE (1999 a 2002). Ingressou na OCDE em 1978 e também tem servido como administrador sênior na Diretoria Financeira, Fiscal e Assuntos Empresariais (1978-1985), onde ele lidou com a liberalização de capitais movimentos e transacções de invisíveis, bem como o investimento internacional e às empresas multinacionais; chefe da Unidade de Gestão, Diretoria Executiva (85-89); chefe do Serviço de Publicações (90-96); e Vice-Diretor, Relações Públicas e da Direcção de Comunicação (97-98). Antes de entrar para a OCDE, Hugonnier era um consultor em economia e ensinou economia internacional na Paris-Dauphine University.

David Cavallo

Pesquisador e ex-diretor do Future of Grupo de Aprendizagem no MIT Media Laboratory, tem um Ph.D e mestrado em Ciências do Laboratório de Mídia do MIT em Ciências Comunicação Social com foco na aprendizagem e tecnologia, e estudou Ciência da Computação na Universidade de Rutgers. Seu foco de pesquisa é sobre como podemos facilitar a aprendizagem humana através de tecnologias digitais. Fundador e Diretor Executivo do Laboratório de Propulsão de Aprendizagem, uma organização não-governamental sem fins lucrativos (ONG) dedicada ao desenvolvimento de novos conteúdos, ambientes e iniciativas para transformar ambientes de aprendizagem, para que todas as crianças e todas as comunidades possam desenvolver todo o seu potencial, a fim para criar mais justa, equitativa, sustentável e sociedades democráticas. Foi Vice-Presidente para a Educação e Chief Learning Architect at One Laptop per Child (OLPC). Ele agora é um Visiting Professor Titular da nova Universidade Federal do Sul da Bahia.

Otávio Velho

Possui graduação em Ciências Políticas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1964), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1970), doutorado em Sociology pela University of Manchester(1973) e pós-doutorado pela Stanford University(1981). Atualmente é Pesquisador Associado, categoria Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, conselheiro da Financiadora de Estudos e Projetos, sócio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, assessoria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, conselheiro do Fundação Universitária José Bonifácio

Leslie Chan

Leslie Chan é professor no Departamento de Artes, Cultura e Estudos de Mídia e do Centro de Estudos desenvolvimento crítico na Universidade de Toronto Scarborough, onde atua como Diretor Associado. Um praticante no início do uso da Web para intercâmbio acadêmico e aprendizagem on-line, Leslie está particularmente interessado no papel e design de rede no fluxo de conhecimento e seu impacto no desenvolvimento local e internacional. Como um dos signatários originais do Open Access Initiative Budapeste, um evento histórico e definição do movimento global de acesso aberto, Leslie tem sido ativo na experimentação e implementação de iniciativas de comunicação científica de diferentes escalas ao redor do mundo. Um administrador do Electronic Publishing Trust para o Desenvolvimento, e um defensor apaixonado da equidade de conhecimento, Leslie foi convidado para falar em seminários e conferências ao redor do mundo, assim como foi convidado para servir como assessor de vários projetos e organizações, incluindo a Rede Canadense de Pesquisa e Conhecimento, a Associação Americana de Antropologia, do Centro Internacional de Pesquisas para o Desenvolvimento, a UNESCO e a Fundação Open Society.

Ivan Camargo

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília - UnB (1982), mestrado (1985) e doutorado (1988) em Génie Electrique - Institut National Politechnique de Grenoble, na França. Foi Superintendente de Regulação do Serviço de Distribuição e Assessor da Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica. Foi, também, Decano de Ensino de Graduação da UnB, Presidente da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético e Editor da Revista Brasileira de Energia. Tem experiência na área de Energia Elétrica e Regulação. Como professor ministra, entre outras, as seguintes disciplinas: Máquinas Elétricas, Estabilidade de Sistemas, Geração de Energia e Regulação de Mercados de Energia. Atualmente é Reitor da Universidade de Brasília. 

Paulo Gabriel Soledade Nacif

Paulo Gabriel Soledade Nacif é engenheiro agrônomo (Universidade Federal da Bahia, 1988) e concluiu o mestrado e o doutorado em Solos pela Universidade Federal de Viçosa (2000). Foi professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e da Universidade Federal da Bahia. É Professor Associado da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Atuou como Gerente de Pesquisa e Pós-Graduação da UESC (1992/1993) e desde julho de 2006 exerce o cargo de Reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Tem experiência na área de Solos e Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: -classificação e manejo de solos, -análise de paisagens e -uso da terra. Tem ainda grande interesse em debates sobre - Ensino Superior, -Políticas Afirmativas e -Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Antônio Ibanez

Graduou-se em Engenharia Mecânica na Universidade de São Paulo (USP), em 1966; 
No ano de 1972, concluiu o mestrado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); 
Obteve o doutorado em Birmingham (Inglaterra), em 1977; 
Foi bolsista do Conselho Superior de Investigações Científicas, em Madri (Espanha), entre 1972 e 1973, e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional, em 2001 e novamente em 2006. Em julho de 1967, ingressou na Universidade de Brasília (UnB). Foi reitor da universidade entre 1989 e 1993; Foi Secretário de Educação do Governo do Distrito Federal, entre 1995 e 1998; Integrou o Conselho Nacional de Segurança Alimentar, em 1994, durante o governo de Itamar Franco; De 2003 a 2005, foi secretário Nacional de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec-MEC); Em 2005, foi nomeado Conselheiro Nacional de Educação (CNE); 
É professor do Departamento de Engenharia Mecânica da UnB.

Adelaide Alario

Professor Titular de Bioquímica e Biofísica da UFABC (2008), Autora do Projeto Adêmico Pedagógico da UFABC (2004-05), Pró-Reitora de Graduação da UFABC (2005-2007), Vice-Reitora da UFABC (2007-08), Pesquisadora IB do CNPq., Membro do Comitê Multidisciplinar de Pós-graduação da Capes (2000-08), Membro efetivo do Projeto Tuning América Latina Europa (2004-09), Co-autora da ublicação Reflexiones y Perspectivas de La Educación Superior em América Latina (2004-2007). Tem Graduação em Química pelo Instituto de Química da USP (1972), Licenciada em Química pelo I. de Química e F. de Educação da USP (1972); Especialização- AtribuiçõesTecnológicas pela E. Politécnica da USP (1973), Doutorado em Bioquímica pelo Depto. Bioquímica do I. Química da USP (1976), Pós-doutorado na Universidade de São Paulo (1976-77), Pós-doutorado no Biology Dept. de Brookhaven National Laboratory (1978-79)., Pós-doutorado no Genetic Dept. de Nara Medical University (1987), Pós-doutorado no Institut Pasteur/Fr (2001)., Pós-doutorado no Depto. de Química da PUC de Santiago do Chile (1990), Professor da Universidade de São Paulo (1980-2008).

Julianeli Tolentino de Lima

Possui Graduação em Farmácia - Habilitação I pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestrado e Doutorado em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos (Área de Concentração: FARMACOLOGIA) pelo Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, no Laboratório de Tecnologia Farmacêutica (LTF), Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB, com estágios no LAMEX/UFMG-Belo Horizonte-MG e UNIFESP-São Paulo-SP. Foi Coordenador do Colegiado Acadêmico do Curso de Graduação em Ciências Farmacêuticas da UNIVASF (CFARM) de 2009 a 2011, Coordenador do Laboratório de Farmacologia Experimental da UNIVASF (LAFEX) de 2008 a 2012 e membro do Comitê de Ética em Experimentação Animal da UNIVASF de 2007 a 2012. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia e Bioquímica do Músculo Liso, Inflamação e Analgesia, desenvolvendo projetos que contemplam a investigação da atividade espasmolítica, antiinflamatória e analgésica de produtos naturais e sintéticos e etnofarmacologia. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Campus-Petrolina-PE e ocupa o cargo de Reitor.

Klaus Capelle:

Possui graduação (1989), mestrado (1993), doutorado (1997) e livre-docência (2005) em Física pela Universität Würzburg (Alemanha) e um segundo mestrado em Física pela University of New Mexico at Albuquerque (EUA, 1991). Sua dissertação de mestrado de 1993 e a tese de doutorado de 1997 ganharam em suas respectivas categorias o prêmio de melhor trabalho do ano da Faculdade de Física e Astronomia da universidade Würzburg. Klaus Capelle fez pós-doutorado no Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC/USP, 1997-1998), foi bolsista Jovem Pesquisador da FAPESP no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (IQSC/USP, 1999-2003), e foi pesquisador visitante na University of Missouri at Columbia (EUA), University of Bristol (Inglaterra), University of Lund (Suécia) e Freie Universität Berlin (Alemanha). Em 2011, ele recebeu o "Certificate of Appreciation" da Sociedade Americana de Química (ACS) e, em 2012, o prêmio "Outstanding Referee" da Sociedade Americana de Física (APS), ambos pelos serviços de parecerista e avaliador de trabalhos científicos. Desde 09/2009 é professor titular da Universidade Federal do ABC (UFABC), onde foi Pró-Reitor de Pesquisa no quadriênio 2010 a 2014. Em dezembro de 2013, foi eleito Reitor da UFABC para o quadriênio 2014 a 2018.

Ken Kahn

Tem sido um pesquisador sênior da Universidade de Oxford desde 2006. Ele está conduzindo o projeto Modelling4All que combina ideias de modelagem baseada em agentes acessível dentro de uma comunidade web 2.0. Ele se baseia no anterior Projeto Constructing2Learn . Kahn fez uma pesquisa em tecnologia para melhorar a aprendizagem no Laboratório de Conhecimento Londres e do Instituto de Educação 1998-2014 , onde participou de quatro grandes projetos comunitários de pesquisa, um projeto da BBC , e dois projectos do Reino Unido . Ele é o designer e desenvolvedor de ToonTalk , um sistema de programação para crianças que fornece análogos concretos de abstrações computacionais avançadas com videogame para olhar e sentir. Recentemente, ele começou a criar ToonTalk Renascido um repensar baseado na web de código aberto do ToonTalk. Ken fez sua pesquisa de doutorado no MIT AI Lab em 1970 . Durante a década de 1980 ele fez uma pesquisa em AI , visuais e linguagens de programação concorrentes antes de se concentrar em linguagens de programação para crianças.

Maria Lúcia Neder

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Tupã (1972), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente, é professora da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1973, Atualmente como professora associada, tendo exercido diversas funções administrativas, como coordenadora de curso, coordenadora de extensão, chefe de Departamento, coordenadora de Centro, pró-reitora de Graduação. Desde 2008 é Reitora da UFMT, tendo sido eleita paara um segundo mandato, que vai até 2016. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação à Distância e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação a distância, linguagem, ensino de linguagem, educação e produção de material didático.

Leandro Tessler

Possui bacharelado Em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1985) e doutorado em Física - Tel Aviv University (1989). Foi pos-doc no ISMRa, Caen (1990) e na Ecole Polytechnique, Palaiseau (1993-94) É professor do IFGW da Universidade Estadual de Campinas desde 1991. Foi Coordenador Executivo da Comissão Permanente para os Vestibulares - Comvest (2002-2009), com atuação em ensino superior, mecanismos de acesso e ação afirmativa. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: luminescência do erbio e outros elementos das terras raras, nanoestruturas semicondutoras, semicondutores amorfos e EXAFS.

Targino de Araujo Filho

Graduado em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia de São Carlos USP (1978), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE- UFRJ (1982, 1994) é professor da Universidade Federal de São Carlos desde 1979, sendo atualmente Professor Associado III e Reitor da UFSCar na gestão 2008-2012. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em metodologias de Planejamento Estratégico Participativo e de Pesquisa-ação, atuando principalmente nos seguintes temas: mapeamento cognitivo, abordagem soft da pesquisa operacional e metodologias de planejamento e estruturação de problemas. A partir do envolvimento com a extensão universitária passou a atuar também em temas relativos à gestão universitária, à política científica e tecnológica e sua relação com a sociedade, e ao monitoramento e avaliação de programas e projetos sociais e de políticas públicas, tendo coordenado o projeto"Monitoramento e Avaliação das Ações da Rede de Tecnologia Social (RTS): um processo de construção coletiva", financiado pela FINEP. Como Reitor da UFSCar foi eleito para a Diretoria Executiva da ANDIFES, gestão 2010-2011.

Paulo Speller

Possui graduação em Psicologia - Universidad Veracruzana (1972), mestrado em Psicologia pela Universidade Nacional Autônoma de México (1976) e doutorado em Government (Ciência Política) - University of Essex (1988). Docente dedicação exclusiva do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação / IE da Universidade Federal de Mato Grosso. Conselheiro (advisor) da United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (Unesco) do comitê assessor para a realização da Conferência Mundial de Educação Superior (WCHE) - edição 2009. Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - CDES / Presidência da República, representante da sociedade civil (reconduzido para mandato 2012-2014). Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, com mandato 2008-2012; Presidente da referida Câmara (CES) no período 2010-2012. Reitor pro tempore da UNILAB de agosto de 2010 a março de 2013. Atualmente é Secretário de Educação Superior do Ministério da Educação. Comendador da Ordem de Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores (MRE) 17/06/2013 Titular da Cátedra UNITWIN/UNESCO Educação e Inovação para Cooperação Solidária.  

Roberto Paulo Lopes 

Engenheiro cartógrafo pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2000) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Ceará (2013) . Atualmente é professor da Universidade Federal do Ceará da disciplina tecnologias da Geoinformação. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em geodésia espacial (GNSS), cartografia digital. sensoriamento remoto e sistemas de informação geográfica.

Nelson Simões da Silva

Nelson Simões é diretor-geral da Associação Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP-OS), qualificada como Organização Social vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento de projetos tecnológicos em redes avançadas de pesquisa e educação no Brasil. Como diretor-geral ele é responsável pela infra-estrutura nacional de alto desempenho para comunicação e colaboração que engloba as 600 principais organizações brasileiras de ensino superior, pesquisa e inovação.

 

Ele é conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil, eleito como representante da comunidade científica e tecnológica e diretor da Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (CLARA), organização internacional responsável pela rede regional de pesquisa latino-americana. Também é conselheiro da Cinemateca Brasileira. Ele é Engenheiro de Computação formado pela PUC-Rio.

Ulrika Arns

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência nas áreas da Saúde e Educação. Na saúde atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento infantil, saúde da criança, formação profissional. Na educação, ênfase nas políticas públicas e formação de professores.

Diretora da Unidade da UERGS em Cruz Alta 2002-2004, Diretora do Campus Uruguaiana de 2007-2008

Pró-reitora de Extensão de 2008-2011 e atualmente é Reitora da Universidade Federal do Pampa.

Gérsem Baniwa

Gersem é índio Baniwa e atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Educação e Diretor de Políticas Afirmativas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (1995), mestre e doutor em Antropologia Social pela Universidade de Brasília (2006-2011). Recebeu Prêmio Capes de Tese 2012. Como liderança indígena militante foi dirigente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileia (COIAB) e Diretor-Presidente do Centro Indígena de Estudos e Pesquisas (CINEP). No campo profissional foi professor indígena entre 1986 e 1988 na aldeia Carara-Poço; Gerente do Projeto Demonstrativo dos Povos Indígenas no Ministério do Meio Ambiente no período de 2000 a 2004, Perito Local da Embaixada da Alemanha entre 2005 e 2006, Conselheiro do Conselho Nacional de Educação no período de 2006 a 2008 e Coordenador Geral de Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação no período de 2008 a 2012. Tem experiência na área de Educação, Gestão de Projetos, Desenvolvimento Institucional, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação indígena, política indigenista, movimento indígena, desenvolvimento sustentável e povos indígenas .

Jane Beltrão

Mestre em Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB) e doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Exerce, como docente associado, atividades junto a Universidade Federal do Pará (UFPA) lotada no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas com atuação nos programas de pós-graduação em Antropologia e em Direito. Forma e orienta novos profissionais nas áreas de Antropologia, Direito e Saúde dentro de perspectiva interdisciplinar. Coordena projetos de pesquisa com faces interdisciplinares com ênfase nas áreas de Antropologia, História e Direito entre povos tradicionais indígenas e não-indígenas dialogando a partir da educação, da saúde e dos direitos diferenciados, com os necessários recortes de gênero e etnicidade, de educação e cidadania, e particularmente de direitos humanos e étnicos. Interage com outros profissionais com quem publica sistematicamente, inclusive, textos didáticos para utilização em cursos de formação de professores e para o quotidiano escolar. Trabalha com patrimônio histórico e antropológico com ênfase em coleções etnográficas e na elaboração de vistorias e laudos antropológicos.

José Roberto Cardoso

Graduado em Engenharia de Eletricidade - Mod. Eletrotécnica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1974), concluiu o mestrado, o doutorado e a livre docência em engenharia elétrica na mesma escola em 1979, 1986 e 1993 respectivamente. Realizou um Pós-Doc no Labaoratoire d´Electrotechnique de Grenoble- França no período 1987-1988. Atualmente é professor titular da Escola Politécnica da USP (EPUSP), coordenador do LMAG-Laboratório de Eletromagnetismo Aplicado e exerce a diretoria da EPUSP. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Magnéticos , Magnetismos e Eletromagnetismos, atuando principalmente nos seguintes temas: elementos finitos, eletromagnetismo, aterramento, máquinas elétricas e imãs permanentes. Foi fundador e presidente da SBMAG-Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo por duas gestões. Foi presidente da CPG da EPUSP e membro da Comissão de Avaliação dos cursos de pós-graduação da Engenharias IV da CAPES. É pesquisador 1B do CNPq. 

III ENCONTRO NACIONAL DOS BACHARELADOS E LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES 

bottom of page